06/05/2008

01/Maio/2008




Dia de voo com um grau de dificuldade elevado, teto do dia apenas 800m acima da descolagem(1700m/alt.), termica estreita, desorganizada e forte, apenas junto a base da nuvem tudo ficava mais suave.






01/05/2008



Meeting Castelo de Vide 2008. 25-27 Abril.

Alguns elementos da equipa de competição Asas de Basto estiveram presentes nos dias 26 e 27 de Abril no Meeting Castelo de Vide 2008. O objectivo desta deslocação para alem de participar neste convívio foi também de observar o local de voo pois ali ira decorrer a primeira prova a contar para o campeonato Nacional de parapente. Definitivamente a meteo não ajudou, mesmo assim foi possível voar dois dias e constatar que o local é muito bom para a prática desta modalidade.
Um agradecimento para a organização do evento bem como as pessoas locais que nos receberam com grande carinho.

Team Asas de Basto

FOTOS
VIDEOS
http://www.avls.pt/DesktopDefault.aspx?tabid=548
http://abouador.blogspot.com/


25 De Abril
Treino da Equipa de Competição Asas de Basto


Estiveram reunidos todos os elementos da team para mais um dia de trabalho.
Este treino teve duas componentes, técnica de manhã e voo a tarde. Foi um dia fantástico de voo”treino”, onde os pilotos tentaram cumprir o que foi proposto pelo Fernando Amaral (treinador da team). Uma vez mais confirmou-se que voar em grupo tem muitas vantagens, pois algumas das triangulações que os pilotos realizaram, sem dúvida só se conseguiram finalizar devido a entre-ajuda .

FOTOS
VIDEOS
Recorde distancia/Mondim de Basto - Torre de Moncorvo 86.5km
Parece que chegaram os dias a maneira para se realizarem grandes voos, foi o que aconteceu um pouco por todo o País e Mondim de Basto não fugiu a regra a confirmar-se a potencialidade da região transmontana, com grandes voos.

Com a época competitiva a aproximar-se, está na hora de começar a trabalhar a sério, em função das excelentes previsões meteorológicas para o fim de semana, marcou-se treino da Equipa de competição”Team Asas de basto”.
Para Domingo o dia apontava excelentes condições para distancia, e foi esta a decisão do treinador da Team (Fernando Amaral).
Confirmaram-se as previsões meteorológicas com a realização de excelentes distancias, com pilotos a chegarem a Vila Real, Vila Flor e Torre de Moncorvo.
De salientar que estes voos já estão a contar para o Premio Terras de Basto (competição on-line)

Os voos on-line na LigaXC


Roberto Torres 86.5km
Joaquim Lopes 86.5km
Hélder Andrade 86.5km
Daniel Folhas 69.5km


…………………………………………………………………………………………
Comentários:

06-04-2008

As previsões iniciais (de alguns dias antes) eram excelentes, com tecto alto e vento Oeste de intensidade média, e o treino foi convocado. Com o aproximar do dia as previsões alteraram-se para vento nos limites e a possibilidade de cancelamento chegou a ser colocada. Após alguma análise adicional concluímos que poderia ser possível voar bem, descolando cedo, antes do aumento de intensidade, e que com um pouco de sorte, sempre necessária em dias com estas características, poderíamos conseguir boas distâncias. O problema de descolar cedo é que as condições estão menos consistentes e o risco de o voo terminar prematuramente é superior. Assim aconteceu. Ao cumprirmos o plano traçado, quase todos os que descolaram “marrecaram” pouco depois. Felizmente o vento (e a facilidade de recolha desde a aterragem habitual) ainda lhes permitiram uma segunda descolagem e a primeira para os retardatários, agora já com condições mais consistentes. A partir daqui o mérito é todo dos pilotos que conseguiram a excelente distância de 87 km precisando apenas de um pequeno incentivo para maximização na fase final.

Fernando Amaral

....................................................................................................................................
Uma pequena reflexão do dia.

Eu e o Fernando Amaral acreditamos muito no dia, teto alto, termica mais o menos e ventinho, mas dai até ao inicio de um grande voo na maioria das vezes ainda vai muita dificuldade (é a minha opinião), eu chamo o "espinho", são dias com uma janela de descolagem muito curta, sem grande margem para erros, se descolas cedo está-se muito sujeito a ir para o chão, os primeiros km são por vezes de pura sobrevivência (mas é quase sempre a minha opção), se descolas tarde, ou não sobes pois a termica já está toda partida ou varrida pelo ventinho, ou tens a sorte de sair um "canhão" que foi o que aconteceu no domingo, mas que não é pera doce, subi mais de 500m sem enrolar e a meter acelerador, pois a ascendente queria expulsar-me para sotavento! Pensei que o vario ia dar tilt!, mas tava-se bem.
Bem a partir dali foi um misto entre tentar chegar ao Daniel que levava uns km de avanço e esperar pelo Joaquim que estava alguns km no nosso encalço, na entrada para a Vilariça-Torre de Moncorvo, apanhamos mais uma boa térmica, mas a dado momento o Roberto desconcentrou-se e ficou a sotavento da mesma perdendo muita altura enquanto que eu voltei a posicionar-me novamente bem alto, senti que poderia ser a ultima boa térmica do dia, e tinha agora duas opções, ou aplicar-me a sério e a correr bem poderia ainda andar mais 25/30km se continua-se naquela linha, ou virar parta Moncorvo (serra do Roboredo e ficar por ali a dar tempo para O Roberto e o Quim virem ao meu encontro, embora tivesse quase a certeza que o dia terminaria por ali optei apontar para Moncorvo onde cheguei ainda bastante alto. Apercebemos que o dia estava a terminar, e decidimos então aterrar antes da aldeia de Carviçais.
Em resumo apenas usei o acelerador para sair de algumas descendentes mais fortes, o dia daria para passar os 100km embora por vezes o vento não estar alinhado com a direcção que levávamos.
Mais que tentar bater recordes ( apenas fique a 3 km do meu recorde de distancia livre) estava a gozar o voo na companhia do Roberto, muito nas calmas, respeitando o treino de equipa e talvez por isso as decisões que tomamos resultaram sempre!
Aos que não fizeram tantos km continuem a tentar, também eu já fiquei muitas vezes pelo caminho e irei ficar muitas mais, mas voar é assim mesmo!

E voar é isto! Uma paixão, a procura da perfeição, e muita emoção!

"Um pequeno, para nós grande voo".


Hélder